Umbigo de Eros

Te convido para sentar no sofá vermelho de Eros... Vamos escarafunchar os Umbigos!

12.3.10

ARTETERAPIA

|










Umbigo de Eros na TERAPIA














Ateliê para Mulheres (2001/2010)

O Ateliê nasceu em 2001 da busca por compartilhar com outras mulheres descobertas e inquietudes em relação ao teatro e à criatividade. É um processo em grupo que se dá a partir da exploração criativa do universo pessoal e coletivo da mulher. Encontros de mulheres para dançar, interpretar, pintar, colar, gritar, pular, escrever, compartilhar, viver... O Ateliê, por possibilitar o exercício da criatividade, é um território ritual onde despertamos nossa porção feminina estruturante refazendo em nós um lugar aconchegante onde não há pressa nem resultados. E ainda acordamos nosso ser Brincante, para quer nos conduza com leveza, humor e liberdade deixando-nos alerta para o jogo da vida! Outras gentes sempre aparecem e são acolhidas com amor, fazendo crescer a ciranda.

E na história preferida da infância – tem meus heróis e eu. E era uma vez uma princesa que era eu e um príncipe que era o meu namorado. Outra vez era um gato muito esperto que também era eu, e um lobo muito mal que era carente coitado. E todo mundo bagunça junto exercitando livremente as gentes que moram na gente.

Nova turma em 2011 já num novo espaço, há muito sonhado e agora materializado. Sonhemos.

Anasha Vanessa


Ateliê Alquímico

O Ateliê Alquímico surgiu em 2005 depois que descobri finalmente o porque de tantas miniaturas na minha vida. Foi quando soube da Caixa de Areia ou Sand Play - uma técnica terapêutica baseada neles. Imediatamente me vi criança brincando de playmobil, e entendi porque eu havia guardado tudo aquilo.

O Ateliê Alquímico é um processo terapeutico em sessões individuais, onde o processo criativo se inicia a partir da caixa de areia alcançando outras possibilidades como escrita criativa, sonhos, pintura, colagem... O material pessoal é explorado estimulando a criatividade e o auto-conhecimento despertando o alquimista interior!

As sessões serão retomadas em 2011 no novo sonhado espaço!

Anasha Vanessa


Programa Roda de Mulheres

A pesquisa Umbigo de Eros serviu de base para a metodologia hoje utilizada dentro do Programa Roda de Mulheres, da ong Instituto Arcana, em Brasília. O Programa reúne “arte, psicologia e saúde” em prol do empoderamento e da atenção a Saúde Integral da Mulher de baixa renda por meio de oficinas de arteterapia e espetáculos. Estimula assim um processo de autoconhecimento a partir da exploração criativa de temas como cuidado pessoal, auto-estima, sexualidade, violência contra a mulher entre outros. Visite: http://www.rodademulheres.org.br/.