Umbigo de Eros

Te convido para sentar no sofá vermelho de Eros... Vamos escarafunchar os Umbigos!


Como cuidar do outro se não temos tempo para cuidar de nós mesmas? Como olhar o outro com carinho e respeito, se o nosso olhar sobre nós é demasiado crítico e negativo? Para responder a essas e a outras perguntas, a solidão é fundamental. É nesse momento de “crisálida”, onde, fechadas em nosso casulo, refletimos sobre nossos sonhos, planos e verdades mais profundas. Desse mergulho na escuridão preenchedora, saímos mais íntegras para viver então a “fase da borboleta” - quando estamos no mundo e para o mundo. Mas sem a integridade alcançada na crisálida, facilmente nos perdemos, nos vendemos, nos traímos.

Quando dedicamos um tempo para moldar a argila, estamos nos refazendo. Afinal o corpo da mulher reflete uma verdade da existência: tudo está sempre em transformação. É bom permitir que os seios, o ventre, a bacia, a vagina se expressem através da argila. Sem preocupação com o resultado, o que importa é o processo de criação. È permitir uma expressão mais fluida, e por isso, profundamente relaxante. Assim criamos espaço para ouvir uma outra voz, mais instintiva e visceral: a voz do corpo que nunca mente!

E se “não temos tempo”, vamos então aprender a aproveitá-lo melhor! Prolongar a hora do banho com uma auto-massagem carinhosa, passar um bom creme no corpo com carinho, colocar uma música gostosa e dançar enquanto fazemos as tarefas da casa... O que importa é criar momentos gostosos para ouvir e respeitar a voz do corpo. Só assim poderemos moldá-lo de acordo com nossas necessidades mais profundas. Afinal, se somos a argila, somos também as artesãs que moldam sua forma. E se não gostamos dela, basta desmanchar e tentar outra vez. Taí outra grande verdade da vida!