Umbigo de Eros

Te convido para sentar no sofá vermelho de Eros... Vamos escarafunchar os Umbigos!

16.12.10

Salve a liberdade

|


Escrevo este texto em protesto a outro que recebi há pouco. Nele, o autor ou autora pretende convencer o leitor da inutilidade de um praia naturista na Paraíba. Um de seus argumentos é que: “...nem mesmo a faixa extensa do Ceará, infinitamente maior do que o da Paraíba, tem se dado ao luxo de ocupar tamanha extensão com a atividade lúdica do naturismo”. Mas isso não deveria ser motivo de orgulho pro Estado?


O texto por demais simplista não leva em consideração que uma praia naturista, onde quer que esteja, atende a interesses de uma minoria sim, mas que só é minoria porque ainda vivemos numa sociedade repressora e tivemos uma educação repressora. De fundo, a maioria das pessoas gostaria sim de ficar nua, como todos nós já fizemos quando éramos crianças, livres, soltas ao vento... mas não pode, não consegue, não se permite. Se assim o fizesse descobria uma liberdade tão grande em si... Liberdade nos dá integridade, autonomia, coragem. Mas os "poderosos" desde sempre obstruíram a liberdade para que o ser humano ficasse frágil, medroso e encarcerado em si, porque desse modo é mais fácil dominá-lo, enganá-lo, usurpá-lo.

A existência de praias naturistas atende a democracia e dá espaço para o exercício do naturismo de uma minoria que busca a liberdade, a beleza, a natureza e sobretudo viver a sua corporeidade de modo tranquilo. Um outro argumento usado para o fim de Tambaba me parece ter sido um caso de pedofília na área. Quanto a isso, podemos então dizer que nenhuma criança deveria jamais ter contato com uma igreja ou padre católico, já que não são poucos os casos de abusos “na área”.

Um viva as praias naturistas que possibilitam rica discussão em relação a corpo, saúde e porque não, sexualidade, lembrando que sexualidade engloba muito: nossos afetos, o modo como lidamos com o nosso corpo e com o prazer não apenas em relação ao ato sexual. Deliciar uma boa comida, dar um abraço gostoso num amigo, ficar nu numa praia tranquilamente, ler um bom livro, dançar, enfim, alimentar o prazer na vida é sexualidade.

E se alguns ainda consideram que o fato de alguém querer ficar nu significa que quer fazer sexo, taí mais um motivo para a existência e a manutenção das praias naturistas, pois elas ainda tem muito a nos ensinar. Neste sentido, o naturismo é educativo além de libertário, claro. Pena que alguns ainda temam tanto a liberdade.

Namastê

Anasha