Umbigo de Eros

Te convido para sentar no sofá vermelho de Eros... Vamos escarafunchar os Umbigos!

19.4.12

Krisis

|

Acho bonito demais gente em crise. Ou melhor, a boniteza do humano que aparece na crise. Atire a primeira pedra quem nunca passou por uma crise. Perda de alguém querido, separação, mudança de cidade/país, morte, uma grande decepção, perda de emprego enfim. Muitas situações geram crise, financeira, afetiva, existencial, nessa sou PhD! 

Independente do nome/tipo, o que importa é aproveitar a crise. Na nossa sociedade que valoriza o “Tá tudo bem!” como ninguém, dizer que se está em crise causa o mesmo constrangimento que dizer que se está triste, com raiva, com medo... No entanto, não há saída a não ser mergulhar na coisa e esperar emergir o que está guardado lá no fundo. Por vezes, alegria, amor, coragem... 

A crise nos tira, à fórceps, do “Tá tudo bem” e nos lança na mais total escuridão. É apavorante, arrepiante, solitário, nauseante. Nos sentimos sem chão, sem casa, sem lugar, sem corpo...  Fica tudo de cabeça pra baixo, dentro e fora de nós. Antigas prioridades, desejos, planos, sonhos perdem o sentido. A vida perde o sentido. A solidão é total e absoluta. Olhamos pra todos os lados e não encontramos nada. O que nos obriga a olharmos pra nós mesmos! Daí o sagrado da situação... 

"Crise é purificação, renovação. O que não é essencial, cai.
Só fica o miolo, em torno do qual se constrói novo paradigma".
(Leonardo Boff).

Vendo tudo a nossa volta ruir, vamos ficando pequeninos, amedrontados, humildes... Humildade faz milagres! Gente que nunca pediu ajuda, passa a fazê-lo; gente muito dura e fria de repente se torna amorosa; tem gente que aprende a ouvir de verdade; outros se permitem emoções antes negadas, enfim. Reavaliamos, repensamos, revemos posturas, ideias, emoções, afetos, amores... A crise, ao colapsar o eu/ego, abre espaço pra  algo mais oceânico e profundo em nós... A alma, essa coisa que nos pergunta se a alma existe... Né, seu Mário Quintana?
  
Esses dias encontrei um amigo, no auge da crise. O cara tava diferente, mais presente, mais íntegro, mais aqui e agora. Os olhos brilhavam de um modo profundo. O semblante era talvez um pouco triste, mas a força que emanava dele era poderosa e estimulante. Sua percepção sobre a própria vida estava mais límpida do que nunca. Ele tava botando em cheque escolhas, amores, prioridades em busca do essencial. E ouvindo-o falar, tive a certeza de que uma vida novinha o estava aguardando, nas cenas dos próximos capítulos... Vi um humano bonito ali... E me lembrei que tem uma vida novinha guardada em mim também! 

E hoje, ouvindo Leonardo Boff, entendi porque gente em crise me toca, me entusiasma. Entusiasmada significa "cheia de Deus". E me pus a pensar nas krisis religiosas, espirituais, coletivas, mundiais, planetárias ...  Crise vem do «latim crĭsis,  "momento de decisão, de mudança súbita, ou do grego krísis "ação ou faculdade de distinguir, decisão", por extensão, "momento decisivo, difícil", derivação do verbo grego krínō, "separar, decidir, julgar". A palavra crise é, na história da medicina, «o momento que define a evolução de uma doença para a cura ou para a morte». 

Namastê

Anasha
Texto escrito para/com jhcordeiro.